terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto


PROJETO: MATEMÁTICA INFORMATIZADA
Carina Sanches de Carvalho*[1]
Ligia Aparecida Ramos*
Lucimara Mouco*
Marilene Tiburcio Antonangelo*
Melissa de Natale de Oliveira*

JUSTIFICATIVA
As situações desse projeto têm como intenção maior que os alunos do 3º ano do ensino fundamental nível I período vespertino da Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay, experimente uma maneira diferenciada de resolução de situações-problema usando um software de matemática e o computador.
Justifica-se este projeto em função de se atender as expectativas de aprendizagem em matemática estabelecidas para o 3º ano, bem como, aprimorar a as habilidades e competências dos alunos nas resoluções de situações – problema sendo estas requisitos fundamentais para cursar as séries posteriores.

PRODUTO FINAL
 Criação de situações – problemas pelos alunos envolvendo operações de adição e multiplicação para serem resolvidas na sala de aula.

OBJETIVOS
2. Objetivo geral:
• Proporcionar ao aluno uma maneira diferente para a resolução de situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.



3. Objetivos específicos:
resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos,

• estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

CONTEÚDOS
Interpretação de situações – problema do campo aditivo e multiplicativo.

TEMPO PREVISTO
Entre aulas em sala e no laboratório de informática - 7 h/a

ETAPAS PREVISTAS
Em sala de aula:
  • Verificar os conhecimentos prévios dos alunos em relação à utilização do computador
  • Propiciar aos alunos a resolução de situações – problema primeiramente de maneira convencional.
  • Esclarecer que uma situação – problema pode ser resolvido por diferentes operações e não apenas pelo algoritmo.
Na sala de informática:
  • Levar os alunos à sala de informática para poderem resolver situações – problema de um jeito diferente usando a tecnologia através do computador
  • Agrupar os alunos para poderem ter maior interação com os seus pares
  • Disponibilizar aos alunos folhas e lápis para fazerem anotações caso desejarem.
  • Observar como os alunos estão agindo diante dessa atividade diferenciada
  • Tirar as dúvidas dos alunos em relação às estratégias que eles podem utilizar para se chegar ao resultado pretendido.
  • Auxiliar aqueles alunos que apresentam dificuldades na leitura dos enunciados, bem como, aqueles que têm dificuldade na interpretação do problema.

RECURSOS
  • Situações – problema digitalizadas para a resolução convencional
  • Lápis e papéis
  • Computadores
  • Software de matemática
  • Maquina fotográfica
  • Data show
  • Filmadora

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto através da participação do aluno e a elaboração do produto final.

REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/ Secretária da Educação Fundamental- Brasília: MEC/ SEF, 1998.


[1] Professoras da Rede Municipal de Educação do Município de Salto Grande - SP

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